sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Um pouco de história...

O Grupo Folclórico de Vila Chã do Marão deu os primeiros passos em Junho de 2007, iniciou os ensaios em Outubro do mesmo ano e progressivamente foram-se juntando as cerca de cinquenta pessoas que hoje lhe dão vida.

A apresentação pública teve lugar no dia 26 de Dezembro de 2007, dia de Santo Estêvão, Padroeiro da Freguesia. Após esta data e apesar da sua “juventude”, o Grupo fez várias actuações, das quais destacamos : Feira das Papas em Olo (Fevereiro 2008), Loivos do Monte (Junho), S. Simão (Julho), Festa de Verão em Vila Chã, Sanche, Festival de Folclore em Fregim (Agosto), Festa das Colheitas em Vila Chã (Setembro) e Festa da Castanha em Canadelo (Outubro), Festa de S. Faustino em Fridão (Fevereiro de 2009).
A 19 de Novembro de 2008, foi assinada a escritura notarial de constituição da Assciação sem fins lucrativos denominada Grupo Folclórico de Vila Chã do Marão, que tem como objectivo "promover danças e cantares regionais, aperfeiçoar e ensinar o folclore, preservar e divulgar a história, os usos e costumes da freguesia de Vila Chã e organizar e promover convívios, festas e outros eventos".

O Grupo Folclórico pretende, assim, recriar o “modus vivendi” dos nossos antepassados, revivendo tradições e levando consigo para onde quer que vá, a freguesia de Vila Chã do Marão, uma das quarenta que constituem o concelho de Amarante. Nela podemos encontrar vestígios de um castro, apreciar as sepulturas antropomórficas, lagar de vinho medieval, habitações rupestres, moinhos, lagares de azeite… A população participou activamente na luta contra os invasores franceses, em 1809, travando-se na freguesia uma importante batalha no local hoje conhecido por “Vale dos Franceses”.



Sem comentários:

Enviar um comentário